História
da Suzuki
Com mais de 100 anos,
a história da Suzuki
é reconhecida no mundo
todo pelos veículos
de qualidade e pelo jeito
inovador com que
atende às necessidades
dos clientes.

Ao contrário do que você imagina, a Suzuki não começou sua história fabricando carros, Numa pequena vila do litoral japonês, Michio Suzuki (1887 – 1982) fundou a “Suzuki Loom Works”, uma empresa que fabricava enormes teares para a indústria de seda.

Com dois lançamentos, a Suzuki mostrou que veio pra ficar. A Colleda, a primeira motocicleta da marca, tinha 125 cilindradas. O outro lançamento, inaugurou a era dos mini-veículos no Japão. o Suzulight trazia linhas cheias de personalidade e um motor econômico com 360 cilindradas.

Sabe aquele “S” que você vê na frente de todos os carros da Suzuki? Ele não esteve sempre lá. Foi neste ano que ele se tornou o símbolo oficial da marca.
Dá pra imaginar? O primeiro Suzuki 4X4 foi o primeiro compacto com tração nas quatro rodas produzido em massa no Japão. Ele pesava apenas 600Kg, era bem simples, com portas em lona abertas por zíper. E mesmo com um motor de 2 cilindros, 2 marchas e 25 cv de potência, dava conta do recado. Ainda neste ano, chegou a pequena van que faria sucesso no mercado japonês, a Suzuki Carry. A velocidade máxima alcançada era de 76 km/h e ela continuou em uso até o fim de 1987.

Chegou quem faz sucesso até hoje. Com muita personalidade, o 4x4 Jimny, de 360 cilindradas, conquistou fãs pelo mundo inteiro. Hoje, você encontra versões mais modernas desse compacto nunca deixou de ser um genuíno 4x4.

O LJ50 chegou às terras do Canguru. Depois do sucesso do LJ10 no Japão, uma versão mais potente conquistou fãs na Austrália. O LJ50 chegou mais longe do que qualquer outro carro daquela época.

Sabe o Jimny 8? Foi lançado neste ano. O LJ80, como também era conhecido, fez tanto sucesso na Austrália quanto na Holanda. E não parou por aí: logo já estava por toda a Europa. Um 4X4 vai pra todo lugar, mesmo.
As vendas da Suzuki aumentaram e chegaram a 500 bilhões de ienes. Motivo para comemorar? Claro. E motivo para lançar um novo modelo de Jimny 4x4.
O espírito Suzuki começou a despertar. O modelo SJ410 veio com um belo design, completamente diferente para um 4x4, mas foi a capacidade do motor que o tornou uma referência para veículos off-road. Era o 4x4 para recreação, pronto para superar qualquer obstáculo. Uma nova categoria criada pela Suzuki.

Foi lançado o SJ413. Um tempo depois da estreia, a Suzuki apresentou, especialmente ao mercado norte-americano, um modelo robusto que rapidamente seria aceito no mundo todo.

Guerreiro e forte como um Samurai. Sabe o Jimny, criado nos anos 50? O modelo do Samurai foi baseado nele.
Um jipe de preço acessível e com tração nas quatro rodas passou a ser vendido nos Estados Unidos. Só no primeiro ano, foram vendidas 47 mil unidades.
A família 4X4 Suzuki lançou tendência. O novíssimo Vitara vinha com motor leve de 1,6 litro, feito em alumínio. Conquistou todo mundo, inclusive pelo modelo: a carroceria de 3 portas deu início a uma nova tendência de veículos. Sem falar que ele era aconchegante, com direção hidráulica, uma melhor suspensão e um interior bonito e funcional.

Conquistar tantos admiradores assim não é pra qualquer carro. o novo Vitara chegou com 5 portas e motor 1,61.
Mais espaço para as pernas, para carregar quase tudo e ainda opção de câmbio automático. Ele chegou mais ecológico também.

Você sabia que o primeiro motor V6 com 2.0L em um 4x4 foi do Vitara? Pois é, desde então ele se tornou referência na categoria, sendo o Vitara mais potente de todos os tempos.
Mais estilo, para-choques mais modernos, rodas de alumínio mais largas e um interior com novos equipamentos: duplo airbag, vidros, travas e espelhos elétricos.
Mais uma novidade da Suzuki: nesse ano, foi introduzidoo motor turbodiesel com intercooler. Com isso, além da economia de combustível, o motor 2.01 de quatro cilindros garantiu uma excelente flexibilidade para o uso off-road. E claro: era muito mais confortável para o dia a dia também.
O famoso Grand Vitara foi lançado nesse ano. E na época, o lançamento elevou a Suzuki a outro nível.
Capacidade 4x4, inovação, qualidade e muito estilo: elementos fundamentais na filosofia da marca. Do SJ30 ao Samurai, a linha de 4X4 compactos evoluiu muito.

Para levar a família inteira: o Grand Vitara XL-7 inovou e trouxe mais espaço na cabine, agora para sete pessoas. Sem falar na rodagem confortável e no desempenho off-road apurado. O modelo foi baseado na versão 5 portas do Grand Vitara, sendo o menor SUV de sete lugares na categoria.
Ainda neste ano, a Suzuki firmou uma parceria com a General Motors para desenvolver células de combustível.
O novo lançamento da Suzukijá chegou sendo premiado.
O New Swift foi lançado nas versões com motor de 1.13 e 1.51. Sua segunda geração recebeu nota 4 de 5 nos testes de colisão EURO NCAP e também o prêmio de Carro do Ano na Irlanda.
Original e criativo, como toda a linha Vitara. A geração atual do Grand Vitara levou a Suzuki a ser reconhecida no segmento de SUV.
O design exterior surpreendia cada vez mais: agora com pneus mais largos, para-lamas mais amplos e rodas de diâmetros maiores. Mais esportividade e estabilidade.
Sabe qual é o maior rali do mundo? O World Rally Championship, e a Suzuki esteve por lá. Em outubro, a terceira geração do Grand Vitara chegou ao Brasil, aumentando o número de apaixonados pelos esportivos Suzuki.
Agora, a tração 4x4 tinha modos específicos para cada terreno e melhor performance off-road. Já dava pra encarar qualquer trilha.

Feliz aniversário, Jimny.
O modelo da Suzuki fez um grande sucesso e completou 40 anos. O veículo que já está em sua terceira geração, passa a ser fabricado no Brasil a partir do segundo semestre de 2012.
A aventura começou no Brasil: o primeiro Rali da Suzuki aconteceu em Campinas, e as cidades de Joinville (SC) e Belo Horizonte (MG) também estiveram no itinerário dessa primeira edição do evento. Ainda esse ano, a 50ª concessionária brasileira foi inaugurada e a Suzuki já marcava presença em 23 estados.

Foi quando o Suzuki Jimny passou a ser produzido no Brasil. Sem dúvida, um momento histórico para a marca.

Chega ao Brasil o carro eleito melhor do ano por 17 vezes: o Swift Sport. Em seus mais de 30 anos de história, o Swift conquistou 155 premiações mundiais em 32 diferentes nações. Foram quase 4 milhões de unidades vendidas em 146 países. A Suzuki também lança no Brasil a versão premium do modelo: o Swift Sport e a versão especial Swift Sport R, que todo mundo ama.

Em 2015 a Suzuki Brasil amplia seu calendário de eventos de relacionamento com o cliente. A Suzuki acredita na construção da marca através de experiências de espírito jovem e a proximidade com seus clientes. Mais de 15 mil pessoas se relacionam diretamente com a marca em encontros, ralis e nos eventos promovidos em vários lugares do Brasil.
Uma grande conquista marca o ano de 2015 para a Suzuki no Brasil com o lançamento do S-Cross.
O lançamento do S-Cross é um passo importante para a Suzuki e marca a nossa entrada em um novo segmento.
“O novo S-Cross é uma nova geração de crossover que foi desenvolvida com foco em eficiência, em segurança e que privilegia a facilidade de uso e afinidade com o usuário. Ele tem traços fortes, identidade única e é ”easy to drive”! A Marca dá passos importantes para a sua consolidação no Brasil.